top of page
  • Foto do escritorMaginna Studio

7 erros que você pode estar cometendo no seu Instagram agora!


8 erros que você pode estar cometendo no seu Instagram agora!

O Instagram é uma ótima ferramenta para atrair e engajar seu público e vem sendo muito utilizado tanto por empresas quanto por marcas pessoais e criadores de conteúdo. Nós amamos criar conteúdo por lá, inclusive!


Mas existem algumas práticas não muito positivas, apesar de comuns, que podem prejudicar o seu perfil.


Vamos ver quais são?



1. Misturar perfil pessoal com o da empresa


A menos que você tenha uma marca pessoal, a primeira coisa a fazer é separar sua conta da conta da empresa! Mesmo que você seja a única pessoa trabalhando nela no momento, ter esses dois espaços facilita a organização e passa maior credibilidade.


Atualmente, o Instagram oferece as opções de perfil comercial e perfil para produtor de conteúdo. Entenda as diferenças entre elas aqui.



2. Utilizar ferramentas de automação


A automação de redes sociais pode parecer uma ótima estratégia para otimizar seu tempo e trazer mais engajamento, certo? Só que não!


Esse tipo de ferramenta, que realiza desde envio de mensagens automáticas até curtir publicações de outros usuários, desumaniza sua marca, além de ser perigoso: o Insta é contra esse tipo de prática e você pode ter sua conta bloqueada e até suspensa!



3. Sair seguindo o público dos seus concorrentes


Assim como os apps de automação, seguir pessoas interessadas no seu nicho esperando que elas te sigam de volta também não é muito bem visto pelo algoritmo do Insta, embora seja uma ação manual e não automática. A plataforma tende a pensar que se trata de uma forma de automação e pode punir sua conta por isso.



4. Usar hashtags banidas


Existem inúmeras hashtags banidas da plataforma, geralmente por uso indevido. Algumas delas são até bem aleatórias: #boatarde (pois é) #direct #followforfollow #iphone #medicina #sextou #woman #whatsapp. Tome cuidado e pesquise antes para garantir que não tenha nenhuma # banida nos seus posts.



5. Não ter uma frequência de postagem


Postar várias vezes durante alguns dias e depois ficar semanas sem aparecer é terrível para o seu engajamento. Você não precisa necessariamente postar todos os dias (principalmente se isso comprometer suas outras tarefas e sua saúde mental), mas lembre-se de manter uma frequência sempre.

6. Usar hashtags genéricas


Hashtags são ótimas para aumentar o alcance e nós adoramos usar, mas temos que escolher de acordo com nosso nicho. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas e fez um post falando sobre as tendências de 2021, não vai usar #marketingdigital, certo?


Além disso, hashtags genéricas como #instagood ou #amazing não trarão resultado algum justamente por não serem segmentadas para nenhum público (ou seja, seu post não vai ser entregue a quem realmente se interessa por aquele conteúdo).



7. Comprar seguidores


Você já viu alguma conta com 5 mil seguidores e 3 curtidas nos posts? Isso acontece muito em perfis com seguidores comprados, afinal, seguidor comprado não dá engajamento! Na verdade, é uma das piores coisas que você pode fazer com o seu perfil, pois esse público não está realmente interessado no seu conteúdo.


Trabalhar para ter seguidores que gostem da sua marca de verdade pode ser mais difícil, mas vale muito mais a pena ter 500 seguidores engajados e alguns potenciais clientes entre eles do que 5000 fantasmas e nenhum futuro cliente.


E aí? Curtiu o conteúdo?


Não se esqueça de compartilhar se você gostou e de acompanhar a gente no Instagram, estamos sempre dando dicas por lá também!


Até o próximo post.

Comments


bottom of page