top of page
  • Foto do escritorMaginna Studio

O que é design e como ele pode ajudar sua marca a se tornar referência?

Entenda como o design pode contribuir para o desenvolvimento do seu negócio.



"Design é onde ciência e arte se encontram em equilíbrio." - Robin Mathew

Por ser uma área tão ampla, o design ainda é uma profissão um tanto abstrata para muitas pessoas. Afinal, o que fazemos?



O que é design?


Para entender o que é design e por que é tão importante, tente imaginar sua vida sem o trabalho de um designer: desde o momento em que você acorda, escova os dentes, se veste, se locomove até o trabalho... tudo que você toca e interage durante o dia, como seu celular, computador, sua cama, carro, os produtos que você compra no supermercado, não existiriam sem design!


Ou até existiriam, mas seriam mais difíceis de utilizar e/ou não teriam um visual muito agradável.


O termo design é empregado em muitos contextos atualmente e a área em si abrange dezenas de vertentes, o que torna ainda mais complicado conceituá-lo de forma precisa.


De maneira simplificada, podemos dizer que o designer soluciona problemas. Parece bem amplo, e é mesmo: ele é responsável pelo desenvolvimento de novas peças/produtos/serviços que solucionem um determinado problema, seja facilitar uma atividade cotidiana através de um produto inovador ou ajudar uma marca a se posicionar no mercado por meio de uma identidade visual única.


Assim, todo designer é um projetista, desenvolvendo soluções que podem vir em diversos formatos, como um produto, um ambiente, uma interface ou uma peça gráfica.



Quais são as áreas do design?


Por ser uma área com tantas possibilidades de atuação, o design é dividido em algumas vertentes, sendo as principais:

  • Design gráfico;

  • Design de produto;

  • Design de interiores;

  • Design de moda.

Essas categorias, por sua vez, podem se ramificar ainda mais. Dentro de design gráfico, por exemplo, podemos encontrar:

  • Design editorial;

  • Web design;

  • Design de animação (motion design);

  • Design de sinalização;

  • Design de interfaces;

  • Design de marcas.

E essas são apenas as subcategorias mais conhecidas, existem diversas outras divisões dentro de cada vertente!


Ou seja, o design está em todo lugar. Mas como isso se aplica à sua marca?



Onde está o design na minha empresa?


Em empresas, não poderia ser diferente. O design também está em todo canto: em materiais de papelaria e de divulgação, nas redes sociais, nas embalagens, nos uniformes, no desenvolvimento de novos produtos/serviços, no ambiente físico, etc.


Mas, principalmente, na identidade visual, a qual dita todo o universo visual da marca e é o primeiro ponto de contato entre cliente e empresa.


Muita responsa, certo?



Como o design pode ajudar a minha marca?


Dessa forma, o design pode auxiliar o seu negócio:



1. Gerando identificação e reconhecimento


Quando reconhecemos grandes marcas pelo símbolo, pela cor ou outros elementos gráficos, isso significa que a sua identidade visual está gravada em nossa memória. Esse conjunto de elementos faz com que os clientes reconheçam sua marca de maneira instantânea onde quer que a vejam.



2. Gerando credibilidade e abrindo novas portas no mercado


Uma das vantagens do design é agregar valor à sua marca. Uma empresa com uma comunicação visual bem definida, um produto/serviço funcional e de qualidade, um espaço físico adequado, gera maior credibilidade e, consequentemente, pode proporcionar novas oportunidades de negócio para você.



3. Aumentando a qualidade do seu produto/serviço


O design contempla muitas áreas além da gráfica. O design de produto, por exemplo, desenvolve e aprimora todo tipo de objeto, focando sempre na melhor experiência possível para o usuário. Ter um designer na sua equipe de produção é essencial, afinal, trazer soluções inovadoras e eficientes faz parte da sua rotina. Isso também vale para serviços e até mesmo processos internos da empresa.



5. Comunicando-se com o seu público


Uma das partes essenciais de qualquer estratégia de comunicação é o design, através de artes para campanhas, materiais para abastecer as redes sociais e peças para divulgação, sempre com uma linguagem visual voltada para o público-alvo. Ter essa comunicação bem definida e alinhada aos valores da empresa é um dos principais pilares para a construção de uma comunidade engajada que se identifica com o seu negócio.



6. Otimizando a experiência do consumidor


Como você já deve ter percebido, o objetivo do design não é apenas criar projetos com um visual agradável. As soluções desenvolvidas devem ser funcionais e facilitar algum processo/ação. É por isso que muitas empresas contratam designers para projetar a experiência de seus consumidores, pensando em maneiras de otimizar sua jornada desde o primeiro contato com a marca até a pós-venda.


Um exemplo claro disso é o design de websites. Em geral, um novo visitante permanece apenas alguns segundos dentro de um site, e é esse o tempo que você possui para capturar sua atenção e impedir que ele feche a aba.


Se o site da sua empresa possuir problemas de usabilidade, é muito provável que o visitante o feche rapidamente e migre para o site de um concorrente. Quando se fala em usabilidade, navegabilidade, acessibilidade, fala-se também em design. Todos esses tópicos são estrategicamente pensados pelo designer encarregado da interface, cujo trabalho é desenvolver um site funcional, que converta mais clientes.



7. Atraindo novos clientes e aumentando as vendas


É importante lembrar que o crescimento de uma empresa depende do desenvolvimento de diversas áreas, e não somente do design, mas o resultado dos itens anteriores certamente contribui com o aumento das vendas, pois melhora a qualidade do produto/serviço oferecido, torna a experiência do seu cliente ainda mais especial e auxilia a comunicação da sua marca a entregar uma mensagem clara e impactante.


Curtiu o conteúdo? Conseguimos tirar suas dúvidas? Não se esqueça de nos acompanhar no Instagram, estamos sempre por lá!


Até o próximo post! 🙃

177 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page