top of page
  • Foto do escritorMaginna Studio

Você sabe o que são identidades visuais dinâmicas?



Uma tendência que temos acompanhado ultimamente é a ascensão das identidades visuais dinâmicas. São projetos extremamente versáteis que contêm diferentes versões dos seus elementos, os quais se transformam e se adaptam a várias aplicações (seguindo algumas regras pré-estabelecidas).


Um ótimo exemplo é a identidade visual da marca Oi: o redesign foi lançado em 2016 e recebeu muitas críticas, sendo conhecido até mesmo como a "geleca da Oi". Entretanto, ao entender o conceito do projeto, podemos compreender seu objetivo.


Imagem via Criativa

A nova identidade é composta por formas orgânicas mutáveis, que representam as entonações e os timbres de diferentes vozes, simbolizando a diversidade e tornando a marca mais humanizada. Assim como as vozes e os seres humanos, nenhuma forma é igual à outra. Além disso, expressam o maior objetivo da Oi, que é conectar as pessoas através de seus serviços.


As cores vivas, alegres e a presença do degradê agregam muito à ideia de movimento e à intenção da marca de adaptar-se ao novo cenário do mercado, tornando-se mais moderna e dialogando com seu público jovem e comunicativo.


Imagem via Temporal Cerebral

Outras identidades que seguem essa linha e se destacam são as da Airbnb e da Globo.



O redesign da Globo, lançado oficialmente no começo de 2021, é um projeto muito interessante. A ideia principal de criar uma identidade leve e contemporânea que unisse todas as empresas Globo e mantivesse os valores da marca, deu muito certo. É impossível não enxergar a coerência do projeto, que atinge todos os seus objetivos.


As formas e os elementos se transformam o tempo todo, integrando uma identidade dinâmica, versátil e em constante movimento.


Imagem via LogoMyWay

Embora possamos observar esse estilo crescendo muito atualmente, não podemos dizer que é uma tendência que surgiu agora. Lembra do logo icônico da MTV?


O canal que acompanhou gerações possui uma identidade marcante, cuja versatilidade sempre foi muito explorada, utilizando diferentes formas e cores, sempre com muita criatividade. Assim, conectavam-se com a audiência jovem e mostravam que a diversidade era presente tanto nas músicas televisionadas pelo canal quanto em sua própria marca.



Você se lembra de mais alguma marca com uma identidade dinâmica? O que acha desse estilo? Conta pra gente nos comentários!


Não se esqueça de nos acompanhar no Instagram, estamos sempre por lá.


Até o próximo post! 🤠

18 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

コメント


bottom of page