top of page
  • Foto do escritorMaginna Studio

Brand Experience: o que é e por que investir?


Brand Experience: o que é e por que investir? | Maginna Studio

#BrandExperience, ou experiência de marca, é um termo relativamente novo no marketing, mas que muitas empresas já estão atentas e implementando.⁣⁣⁣

⁣⁣⁣

É um conceito estratégico que cria marcas únicas, onde todos os pontos de contato conversam entre si e geram valor para o cliente, incentivando a satisfação e a fidelização do mesmo.⁣⁣⁣ Desta forma, toda interação entre cliente e marca pode ser considerada brand experience.


Diferente da experiência de compra, a experiência de marca é mais abrangente e duradoura: ela envolve a percepção que o cliente tem sobre aquela marca como um todo, enquanto a experiência de compra envolve apenas a ação da compra.


Essa experiência evoca respostas subjetivas (sensações e emoções) e comportamentais do consumidor através de estímulos relacionados à marca no momentos de interação e consumo. Estes estímulos são os componentes da marca: design, embalagens, materiais, comunicação, ambiente...


Apesar das respostas serem subjetivas, a experiência não é. Ela é planejada por profissionais especializados que implementam ações a fim de despertar tais sensações no consumidor.


Vantagens de investir na criação de uma experiência de marca


  • Melhorar o posicionamento da sua marca, fazendo com que ela seja cada vez mais lembrada e valorizada;

  • Destacar-se no mercado;

  • Aumentar a satisfação dos clientes;

  • Aumentar o engajamento dos consumidores.


Influência do design no Brand Experience

⁣⁣⁣

O design não é o único elemento presente nessa estratégia, mas não deixa de ser essencial. Afinal, é através de uma identidade visual e uma direção de arte alinhadas aos valores da marca que todos os materiais serão desenvolvidos.

⁣⁣⁣

Ao projetar uma identidade, o designer precisa levar em conta todos os possíveis pontos de interação e pensar em como tornar essa experiência única e excepcional.⁣⁣⁣ Dessa forma, todos os pontos de contato serão coerentes e especiais, impactando a percepção do cliente.


É importante lembrar, ainda, que o design gráfico é apenas uma das vertentes do design, uma área extremamente ampla. A marca que investe no design de seus produtos, de seu ambiente físico e de suas interfaces, acaba saindo na frente da concorrência, pois o cuidado e o planejamento estratégico envolvidos nesses projetos irão aprimorar - e muito - a experiência de marca.


Design de interiores da marca Natura. (Foto: Mercado&Consumo)

Exemplo de brand experience: Netflix


Bora ver como isso é aplicado na vida real?


Escolhemos a Netflix como exemplo por ser uma marca que utiliza dessa estratégia de forma digital. Quando uma empresa dispõe de espaços físicos, acaba facilitando a nossa compreensão do conceito "experiência", visto que é algo material - podemos ver, tocar, presenciar... Já reparou nas músicas que tocam na sua loja preferida? Ou se ela tem um cheirinho específico? Isso é brand experience!


Mas como a Netflix trouxe isso para o digital?


1. Facilitando a vida do usuário


Interface atual da plataforma. (Foto: Netflix)

Não há nada pior para a experiência do usuário do que algo que não funciona. Principalmente hoje em dia, onde estamos sempre com pressa e as marcas lutam para prender nossa atenção em espaços de tempo cada vez mais curtos.


Por isso, todas as interfaces da marca (seja da plataforma, do site oficial ou do aplicativo) têm um ótimo desempenho, com um design de interface limpo, otimizado e prático, que antecipa as necessidades do usuário durante a interação.


2. Experiência imersiva


Brand experience está muito ligado a sensações, como falamos anteriormente. O cheirinho das lojas Melissa, o sabor dos doces da Cacau Show... Esses detalhes geram sensações positivas que transformam-se em memórias agradáveis, fazendo com que o cliente se lembre de determinada marca com mais carinho. Mas como fazer isso em um ambiente digital?


A Netflix apostou na nossa visão e audição: com uma identidade visual bem fechada com os valores da marca e o característico som do tudum!


O som deu tão certo que, em 2021, a Netflix realizou a primeira edição global do "Tudum", um festival da marca feito especialmente para os fãs. (Foto: Woo Magazine)

Além disso, as séries e filmes disponíveis sempre geram emoções no usuários (boas ou ruins) e isso, por si só, já é uma experiência! Para criar uma experiência de marca certeira, devemos estar sempre atentos a quem nosso público é, da forma mais aprofundada possível: quem são? onde vivem? o que amam? o que odeiam? o que esperam de nós? (hoje no Globo Repórter). Dessa forma, a Netflix sabe exatamente o que o público deseja consumir e que tipo de conteúdo vai proporcionar os maiores impactos no quesito emocional.


3. Conexão com o público


E isso nos leva ao último item: quando sabemos quem é nosso público, fica muito mais fácil interagir com ele! Quem acompanha os perfis da Netflix nas redes sociais, sabe que é um conteúdo super humanizado e interativo. O cliente atual deseja fazer parte da rotina da marca, e é isso que a Netflix proporciona.



Interações da marca com o público na rede social Twitter.

Viu como brand experience pode revolucionar o seu negócio? Em um mercado cada vez mais exigente, essa é uma das maneiras que as marcas estão encontrando para se destacar!


O que achou do conteúdo? Se curtiu, deixe um comentário pra gente aqui embaixo! E não esqueça de nos acompanhar no Instagram, estamos sempre por lá.


Até o próximo post! 🤠⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣

24 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Komentarze


bottom of page