top of page
  • Foto do escritorMaginna Studio

Tudo que você precisa saber sobre Identidade Visual


Identidade Visual desenvolvida pelo Maginna Studio
Identidade Visual desenvolvida pelo Maginna Studio

Cada dia mais e mais empreendedores estão descobrindo e reconhecendo a importância de uma identidade visual. Afinal, o visual é o primeiro contato entre o cliente e a marca, e a primeira impressão é a que fica, certo?


Podemos definir Identidade Visual como um conjunto de elementos gráficos que representam e distinguem algo: uma empresa, um nome, um produto, um serviço, uma instituição, etc.



O que compõe um projeto de Identidade Visual?


Quando mencionamos identidade visual, é comum que a maioria das pessoas relacione o termo apenas ao logotipo. O logo é o principal elemento, ao redor do qual orbitam todos os outros, mas não é o único.


Além do logotipo, o projeto inclui paleta de cores, assinaturas visuais, fontes, aplicações e quaisquer outros elementos gráficos que componham o universo da marca definido pelo designer, como texturas, ícones, ilustrações e vetores. Acompanha também um manual de identidade visual, com exemplos e instruções específicas para que qualquer designer que venha a trabalhar com a marca aplique o projeto corretamente.



Por que investir em uma identidade visual?



1. Reconhecimento de marca


A principal função de uma identidade visual é, como o próprio nome já diz, identificar. O papel do designer é traduzir de maneira visual a essência de uma marca: seus valores, sua missão, seu diferencial. Dessa forma, o projeto comunicará todas as características únicas da empresa desde o primeiro momento, tornando mais fácil com que o cliente se lembre dela posteriormente.



2. Credibilidade


A identidade visual define o design de todos os materiais da marca: embalagens, papelaria, uniformes, até mesmo o ambiente físico. Essa coerência traz credibilidade para a empresa, além de passar uma imagem de profissionalismo e atenção aos detalhes.



3. Aprimorar experiência do usuário


Atualmente, muitas empresas estão apostando em Brand Experience, um conceito de marketing que valoriza a experiência do cliente como um todo, incentivando sua satisfação e fidelização. O design, em geral, é de extrema importância durante o desenvolvimento de uma experiência marcante para o público. Nesse post aqui, falamos sobre essa estratégia com mais detalhes.



4. Diferenciação


Como mencionamos no primeiro tópico, a identidade visual representa visualmente as características mais singulares da sua empresa. Isso não apenas ajuda no seu reconhecimento, como também te diferencia dos concorrentes, fazendo com que sua marca se destaque.


Um dos papéis do designer é fazer um estudo do nicho de cada cliente, realizando uma análise objetiva sobre o que está sendo feito, o que está em falta e quais as possibilidades de diferenciação existentes no mercado.



5. Atingir seu público-alvo


Um projeto de design estratégico é capaz de atender às reais necessidades de uma empresa, e isso inclui atingir seu mercado-alvo. A ID visual leva em conta não apenas a essência da marca, mas também as expectativas e os desejos dos consumidores finais. Assim, é possível utilizar o visual como um recurso para atrair sua persona de forma mais eficaz.


Gostou do conteúdo? Não se esqueça de acompanhar a gente no Instagram, estamos sempre por lá!


Até o próximo post! 🤠

10 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Kommentarer


bottom of page